sábado, 11 de maio de 2013

Futuro: Promotor de Justiça


É sempre bom pensar no futuro. As opções são tantas que às vezes a gente se sente até meio perdido. “O que você vai ser quando crescer?” era uma das perguntas que eu mais ouvia quando era criança. E cada vez mais a hora de escolher a profissão vai se aproximando. Então, eu vou postar aqui no blog alguns detalhes sobre algumas profissões. Como eu me interesso bastante na área jurídica, a primeira profissão será PROMOTOR DE JUSTIÇA. Ás vezes ouvimos falar desses profissionais nos jornais e TV. Mas como será que funciona? Como uma pessoa pode se tornar Promotor de Justiça?


Promotor de Justiça
O que faz?

O Promotor Público ou Promotor de Justiça, popularmente chamado somente de Promotor, é o principal representante do Ministério Público dentro dos tribunais de direito e também o responsável pela acusação (promoção da justiça) nos julgamentos.
Dentro do direito, em oposição ao Advogado, que cuida da defesa dos réus, o Promotor cuida para que os mesmos sejam condenados.
O promotor pode ser considerado como um defensor dos interesses da sociedade, zelando para que a justiça seja feita e que os crimes contra a ordem social sejam esclarecidos.
Embora no sistema Brasileiro de direito todas as pessoas sejam consideradas inocentes até que se prove o contrário, o promotor público sempre parte do princípio que os acusados são culpados.
Com tal linha de raciocínio, entendendo a possibilidade dos réus serem culpados, o promotor analisa e organiza o caso, reunindo provas, laudos periciais e testemunhas para tentar convencer o Juiz de Direito de que o acusado cometeu o crime.
A jornada oficial de trabalho de um promotor é de cinco horas por dia, de segunda a sexta, porém há sempre a necessidade de trabalhar horas extra-oficiais.
É importante lembrar que não e necessária a ação do promotor em todos os casos, somente em casos de Ação Penal Pública.

Salário Médio:
R$ 12.000,00

Conhecimentos necessários:
Para poder ser um Promotor Público, o profissional deve ter 3 atributos primordiais:
 Ser formado em um Curso de Direito (ser bacharel em direito, O curso de direito tem entre 4 e 5 anos de duração, dependendo da faculdade).
Passar na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Ter no mínimo 3 anos de experiência de atuação como advogado ou de prática jurídica geral.
Quando o bacharel de direto tem estes 3 atributos, pode então fazer o concurso público e tentar entrar no Ministério Público (órgão que coordena a ação dos promotores em todo o Brasil).

Atributos do Profissional:
Persistência e persuasão.

Obs: O principal aspecto negativo é a competição pelas vagas de promotor dentro do Ministério Público.

Como as vagas para este profissional de direito são limitadas, eles são preenchidas através de concursos públicos dificílimos e extremamente concorridos.
A carreira de promotor público, assim como todas as Carreiras Jurídicas do direito, é uma carreira estável, que apresenta bons salários e ótimas condições de trabalho.
Há também uma grande possibilidade de crescimento nesta carreira, sendo que o profissional pode se tornar procurador e até mesmo procurador geral da República!

Procurador da República:
O principal cargo dentro de todos os Ministérios Públicos. Para um profissional ser procurador geral da república, deve possuir 3 atributos:
- Ser um procurador ou promotor público concursado (aprovação no concurso público).
- Ter o nome indicado pessoalmente pelo Presidente da República.
- Ter o nome aprovado pela maioria dos Senadores em uma votação direta.

Fontes de pesquisa:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
InfoEscola;
Yahoo;
mundovestibular.com.br,
guiadacarreira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário